Siga-nos nas redes Sociais

Cacau e Chocolate

Porquê que o chocolate é bom para a saúde?

Publicado

em

frutos vermelhor

Se quisermos compreender porquê que o chocolate é bom para a saúde, temos obrigatoriamente de falar de cacau, o seu principal ingrediente.

Comecemos por fazer uma pequena introdução ao cacaueiro que foi considerado uma planta medicinal pelos Aztecas. Assim que os conquistadores espanhóis chegaram ao Novo Mundo e descobriram a civilização azteca, perceberam rapidamente que o cacau tinha um grau de importância elevado nas suas vidas e eu explico-lhe porquê.

O cacau contém numerosas moléculas, que são os polifenóis (encontram-se também no vinho e chá). Estes polifenóis vegetais são importantes nos nossos regimes alimentares devido aos seus efeitos protetores contra o envelhecimento e as doenças crónicas: as doenças cardiovasculares e certos cancros.
Dentro dos polifenóis existem uns grupos ativos um deles são as catequinas, as mais pesquisadas como antioxidantes concentrados no cacau, chá e café, assim como maçãs, cebolas e brócolos. E ainda existem outros antioxidantes menos poderosos presentes no cacau: as vitaminas E e C.

Os principais polifenóis do cacau, a epicadequina e seus derivados, passam rapidamente na circulação sanguínea, mas após duas horas de ingestão têm uma concentração máxima, e são eliminados quase inteiramente ao fim de seis horas. Por isso, para nos protegermos devemos consumir cacau em pó ou chocolate negro de modo regular.

E já que dei esta boa notícia, agora sugiro uma receita que junta dois poderosos ingredientes para a saúde: Chocolate negro e frutos vermelhos!

Sobremesa rápida de chocolate e frutos vermelhos

O chocolate negro é aquele que tem maior percentagem de cacau (semente de cacau ou seja pasta de cacau) e representa maior quantidade de antioxidantes em comparação a um chocolate de 40 ou 50% de cacau. Por sua vez os frutos vermelhos têm um índice glicémico baixo e com uma determinada acidez representando um grupo com elevado número de antioxidantes.
Proponho-lhe que para a sua sobremesa ou snack a meio da tarde derreta uma tablete de chocolate negro 70% de cacau em banho-maria e espalhe por cima de uma taça de frutos vermelhos consumindo-os de imediato. Hummmm… não é delicioso? E é bem saudável!

Populares